A Palavra do Bispo Últimas Notícias Agenda Pastoral Voltar para a página principal








Página Inicial / Editoriais / A Diocese completa 50 anos

Editoriais

A Diocese completa 50 anos
26ª Romaria Diocesana - COM MARIA CELEBRAMOS NOSSA HISTÓRIA

Por D. Demétrio Valentini
26/07/2010 às 00H05

Iniciamos hoje nossa preparação para a romaria deste ano. Ela será muito especial. Vai se realizar justo no dia em que a Diocese vai completar 50 anos, lembrando sua instalação em 15 de agosto de 1960.

As romarias nasceram com esta intenção. A primeira foi realizada em 1985, por ocasião do jubileu de prata da Diocese. O gesto de reimplantar o cruzeiro no centro da cidade, ao lado da catedral, repercutiu na alma do povo, que logo aderiu à idéia de em cada ano se fazer uma romaria, para celebrar a vida da diocese, expressar sua unidade, e buscar as bênçãos de Deus por meio de Maria, em peregrinação de fé.

Agora, já chegamos à vigésima sexta romaria. Sinal de que não falhou em nenhum ano. Com o Jubileu de ouro da Diocese, a romaria reencontra sua finalidade, e se justifica mais ainda neste ano jubilar.

A Diocese de Jales está chegando aos seus 50 anos. Com isto atinge sua maturidade, se assim podemos falar. Com o correr do tempo, a Diocese foi justificando a ousadia dos fundadores, que apostaram muito cedo no futuro desta região, quando nossas cidades ainda estavam iniciando seus primeiros passos.

Na verdade, a criação da Diocese foi uma aposta no futuro. Sua sede, a cidade de Jales, só tinha 18 anos de vida, a contar da implantação do primeiro cruzeiro. E assim todas as outras localidades, mal estavam definindo sua fisionomia, assumindo seus nomes, e projetando seu futuro, quando a Igreja olhou com confiança para esta região, e apostou nela para ser uma nova diocese. Acreditou na energia do povo que migrava para o extremo noroeste do Estado de São Paulo. Apostou sobretudo na fé que os migrantes traziam em seus corações, sementes de vida cristã e eclesial que já se desenhavam na religiosidade popular que tomava forma nas tradições que traziam de suas diversas procedências.

De fato, olhando hoje o território que compõe a Diocese de Jales, aproximadamente treze mil quilômetros quadrados, com os atuais 46 municípios, percebemos que esta é uma das últimas regiões do Estado de São Paulo a ter sido colonizada. É uma região nova, das mais novas do Estado. Mas das mais antigas como diocese. Muitas outras cidades, bem maiores, como Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, foram erigidas em dioceses bem depois de Jales.

Um dos fatores que certamente levou a Igreja a pensar cedo nesta diocese foi o surto migratório muito intenso que se verificou na década de 40, rumo a esta região. Quem abriu o caminho foi a estrada de ferro, que antes chegava só até Rio Preto, e que rapidamente demandou até Santa Fé do Sul.

Pois bem, o fato é este: esta região foi contemplada com este privilégio por parte da Igreja, de apostar na sua juventude, e de lançar logo as raízes da estrutura eclesial enquanto a estrutura urbana e social ainda estava engatinhando.

Passados 50 anos, o mínimo que se pode dizer é que a aposta valeu a pena, foi acertada, encontrou eco no ânimo do povo que vinha das regiões mais antigas do Estado de São Paulo, sobretudo das vizinhanças de Ribeirão Preto, como também de Estados do nordeste, desde o Piauí até a Bahia, além da colônia japonesa que teve em nossa região um dos seus pontos de implantação direta vinda do Japão. Assim se constituiu a fisionomia própria do povo que foi chamado a se identificar com a nova diocese.

Foi lançada a semente, e de acordo com o Evangelho, caiu em terra boa, desabrochou, e deu muitos frutos, como dará para constatar ao longo dessas três semanas em que aqui recordaremos os passos da jovem, mas já madura, Diocese de Jales.

Próximo seguimento: Comunidades, células vivas da Diocese

© Todos os direitos reservados - Mitra Diocesana de Jales - Cúria Diocesana
Rua Vinte, 3016 - Centro - Jales, SP - 15700-000 - Brasil - Tel: (17) 3632-1370 - E-mail:
info@diocesedejales.org.br
Website Desenvolvido por Intagna.com